O Hospital Adventista Silvestre é uma entidade filantrópica de saúde fundada desde 1941, uma das mais tradicionais instituições da área da saúde no estado do Rio de Janeiro, a segunda maior metrópole do país. Buscamos desempenhar nosso papel de cuidado e respeito à dignidade humana reconhecendo a importância da saúde do ser humano de forma integral em nossas três unidades: Rio de Janeiro (bairro Cosme Velho), Botafogo (zona sul da capital), e Itaboraí, região Metropolitana do estado, há aproximadamente 50km da capital.
A primeira unidade hospitalar da Rede Adventista do Silvestre, no bairro Cosme Velho, foi uma das pioneiras no Brasil, somando mais de 80 anos de serviços de qualidade na atenção à saúde das famílias cariocas. Esta unidade tem o privilégio de estar literalmente aos pés do Cristo Redentor e no coração da Floresta da Tijuca.
Dada a importância que a prevenção impacta para o bem-estar do ser humano, em Botafogo, bairro da zona sul do município do Rio, está localizada a segunda unidade Silvestre, denominada Núcleo Adventista Silvestre de Saúde e Prevenção (NASSP), inaugurado como Centro Médico em 1999. Após uma reforma, o Núcleo passou a atuar de forma preventiva no cuidado da saúde através do inovador Espaço Cuide-se +, além de consultórios e diagnóstico.
A unidade de Itaboraí está presente no município metropolitano desde 2014, oferecendo serviços de saúde, como o único hospital privado do município itaboraiense. A unidade conta uma estrutura ambulatorial e hospitalar completa, que inclui consultórios, diagnóstico, centro cirúrgico e unidade de terapia intensiva.
O Hospital Adventista Silvestre conta com uma longa e reconhecida trajetória ao longo de sua história, tendo servido como hospital retaguarda para as visitas ao Brasil da Rainha Elizabeth II, em 1968 e do Papa João Paulo II, em 1980. Além de ser um hospital com acreditação internacional QMENTUM DIAMOND, garantindo maior segurança e qualidade aos nossos pacientes.
Fortalecer a importância da espiritualidade na saúde integral do paciente; Estimular a maturidade organizacional através do desenvolvimento dos colaboradores e da formação de líderes;
Com essas palavras introdutórias, apresentamos o Planejamento Institucional das três unidades do Hospital Adventista Silvestre para os anos de 2024 e 2025. Entendemos que o estilo de liderança impacta diretamente o ambiente organizacional em todos os seus aspectos e, por sua vez, tem relação direta com a saúde e bem-estar dos seus pacientes, familiares e colaboradores.
Esperamos finalizar este período de planejamento com as bênçãos de Deus e os esforços das mãos unidas da liderança desta instituição, a fim de termos os resultados propostos e continuar avançando com essa obra de tão grande relevância.
As três unidades de saúde presentes no estado do Rio de Janeiro, em parceria com outros hospitais, centros médicos e clínicas que se estendem de norte a sul doBrasil, compõem a rede recém-criada Adventist Health, para atuar com maior força, amplitude, relevância e intencionalidade que a obra médica missionária deve exercer.
Toda instituição nasce com um propósito e tem uma missão que identifica seu principal objetivo de existir para estabelecer uma visão que determina sua direção e valores, que são os princípios norteadores para sua condução.
O Organograma Institucional (Anexo I) segue a ideia de governança da Adventist Health, na qual está representada como entidade superior no topo do organograma.
Em seguida, é apresentada a diretoria integrada para as três unidades Silvestre: Rio de Janeiro, Botafogo e Itaboraí, compostas pelas diretorias Geral, Financeira, Médica e Vice-diretoria Médica, que compõem o Núcleo Estratégico desta instituição de saúde.
Nas linhas sequenciais, temos a composição do Núcleo Tático Institucional, que estão representadas pelas fontes de sinergia, sendo seis assessorias e oito lideranças de áreas para cuidarem de assuntos que se correlacionam dentro dos setores de suas respectivas áreas.
Por fim, reunimos a composição das demais unidades funcionais, sob a condução de seus líderes, para compor o quadro de 32 setores das Unidades Silvestre e integrarem o Núcleo Operacional da instituição.
Somadas todas as diretorias, assessorias, áreas e setores, que constituem os núcleos Estratégico, Tático e Operacional, existe também a estrutura funcional da organização apresentada através de seu organograma, que conta com 50 unidades funcionais lideradas por pessoas comprometidas, que unem esforços para a execução do Planejamento Institucional.
Alguns serviços caracterizados como técnicos e/ou de suporte para o funcionamento da organização, apesar de sua relevância, não estão sinalizados no organograma por não caracterizarem uma unidade funcional, pois são serviços realizados por profissionais técnicos e/ou de suporte, sob a condução de algum setor. Segue abaixo a relação de alguns exemplos e a indicação de qual unidade funcional é responsável por essas atividades.
Nossas Atitudes:
Seja um agente de mudança! suas ideias e sugestões serão ouvidas! Compartilhe suas experiências e conhecimentos para ajudar a moldar o futura do Silvestre!
Ambiente de Trabalho:
Seguro, saudável e acolhedor! Seja um voluntário para assumir novas responsabilidades e desafios, e aproveite a oportunidade de crescimentos para desenvolver habilidades e conhecimento!
Nosso Compromisso:
Mantemos nosso compromisso com a qualidade e buscamos a excelência em todos os processos. Faça parte de uma instituição que faz a diferença na vida das pessoas e se preocupa com o bem-estar da comunidade.